Projetos de Extensão
Linha de Pesquisa: Desenho de Políticas Públicas
- Biblioteca de Políticas Públicas, História e Literatura
A Biblioteca de Políticas Públicas, História e Literatura é um projeto inovador que promove o encantamento das pessoas pela leitura e desta forma busca instigar o pensamento crítico e propositivo, principalmente a respeito de assuntos relacionados a políticas públicas.
Docente responsável: Fernando José Pires de Sousa
- Cine Viès – Mundo do Trabalho Contemporâneo
O Projeto Cine Viès – é um complemento extracurricular para o curso de Ciências Econômicas. Ao mesmo tempo, servirá de instrumento para elevar a consciência dos trabalhadores e estudantes junto à sociedade civil. Com documentários, filmes e vídeos podemos visitar outros lugares, viver outras experiências e conhecer outras culturas no âmbito laboral. É um espaço para estarmos de frente com o mundo exterior fora do eu. Buscamos potencializar a construção de sujeitos críticos que compartilhem e aprimorem seus conhecimentos e emoções.
Docente responsável: Júlio Ramon Teles da Ponte
- Células de estudos e de pesquisas como metodologias de extensão universitária
O Projeto Células de Estudos e de Pesquisas como Metodologias de Extensão Universitária? tem a pretensão de orientar estudantes do Centro Ciências Agrárias e de outras instituições, participantes do Projeto, para a realização de pesquisas acadêmicas, formar células de estudo, planejar, elaborar e ministrar cursos de extensão. Dentre os objetivos de uma Universidade tem-se a produção e divulgação de conhecimento, assim o referido Projeto vem contribuir para difundir a prática da pesquisa entre os acadêmicos. Além do apoio à formulação de projetos de pesquisa e de produção de artigos científicos, o Projeto inova ao prever a constituição de células de pesquisa, para a produção acadêmica e para a extensão nos diversos cursos do Centro de Ciências Agrárias e de outras IES.
Docente responsável: Francisca Silvania de Sousa Monte
- Educação e as transformações multifacetadas do século XXI: desafios presentes e futuros
O projeto relaciona-se com um conjunto de temas a serem abordados no Evento sobre Transformações educacionais no processo de determinação de políticas educacionais na gestão educacional com foco na gestão escolar e no Projeto Político-Pedagógico. Trata de debater as relações intrínsecas entre educação e sociedade, caracterizando os paradigmas que têm dado sustentação às práticas pedagógicas vigentes nas instituições de ensino. Analisa as exigências e desafios a serem enfrentados pela educação e por suas instituições na sociedade contemporânea, analisando o avanço das forças produtivas, o conhecimento científico-ténico que são pontos estratégicos para o desenvolvimento econômico, político e social. Repensa s educação e as transformações na sociedade globalizada a partir de uma visão crítica da realidade.
Docente responsável: Elione Maria Nogueira Diógenes
- Grupo de Estudo Avaliação de Ações Humanitárias
A proposta do grupo de estudo Avaliação de Ações Humanitárias apresenta três aspectos estruturantes: o primeiro, se direciona a discutir o setor humanitário como campo de atuação para profissionais avaliadores, no qual se considera necessário compreender a prática avaliativa neste campo e agregar novos horizontes teóricos-metodológicos que possam subsidiar a construção de desenhos de avaliação com potencial de serem aplicados em contextos humanitários, respeitando as especificidades do setor humanitário. O segundo aspecto estruturante da formação considera que a participação constitui um elemento primordial, partindo do compromisso humanitário de fomentar que ?comunidades e pessoas afetadas por crises humanitárias conheçam os seus direitos e prerrogativas, tenham acesso a informações e participem nas decisões que lhes afetam? (CHS Alliance, Group URD e o Projeto Esfera, 2014). O terceiro aspecto estruturante considera a importância de fomentar o intercâmbio de saberes e experiências entre acadêmicos que estudam a temática e profissionais que atuam nos mais diversos contextos humanitários, em especial os que atuam na América Latina. Espera-se, com isso, qualificar, por meio de estudos orientados, o público-alvo e publicar os resultados alcançados (seminário final, artigos, participação em eventos).
Docente responsável: Alcides Fernando Gussi
- Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP)
Programa de Extensão de caráter permanente que se constitui em um espaço para a formação de ambientes de estudo e disseminação de conhecimento científico sobre as políticas públicas no âmbito de sua formulação, gestão, acompanhamento e avaliação, com a finalidade de instrumentalizar a análise de políticas públicas e possibilitar a produção e publicação de textos científicos sobre o tema. O Laboratório se constitui em um ambiente para discussão de temáticas referente às políticas públicas, através realização de pesquisas, da promoção de encontros, seminários, palestras, oficinas e cursos de extensão, para a atualização de estudantes e profissionais que trabalhem com estas temáticas; e, também presta assessoria e consultoria a instituições, grupos e movimentos sociais que lidam com a temática das políticas públicas, possibilitando o controle social das referidas políticas.
Docente responsável: Francisca Silvania de Sousa Monte
- Leitura e Produção de Artigos Científicos
O Curso de Extensão intitulado Leitura e Produção de Artigos Científicos é uma proposta direcionada à estudantes de pós-graduação stricto sensu interessados em pesquisar e produzir artigos científicos sobre temas relevantes para a educação brasileira. É uma iniciativa do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira ? GEPE do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas ? PPGE-CEDU-UFAL. O projeto pretende fomentar a discussão e a produção de artigos científicos a partir da análise dos mesmos, mobilizando saberes para a construção e posterior publicação coletiva de artigos científicos em revistas avaliadas pela CAPES.
Docente responsável: Elione Maria Nogueira Diógenes
- Núcleo de Apoio à Gestão Pública (NAGEP)
O Núcleo de Apoio à Gestão Pública (NAGEP) é uma ação de Extensão ligada ao Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na Esfera Pública dos Territórios e tem seu foco na resolução de Problemas Públicos por meio do aprimoramento das atividades ligadas à gestão pública, à governança e à promoção da sustentabilidade.
Docente responsável: Suely Salgueiro Chacon
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Mudanças Sociais
- Diálogos com jovens no Ensino Médio sobre Participação e Cidadania.
- Grupo de Estudos e Ações de extensão de Políticas de Segurança Pública e Justiça (GEASPJ)
O grupo de pesquisa, estudos e ação de políticas de Segurança Pública e Justiça (GEASPJ), procura contribuir e aportar com reflexões e ações sobre os estudos das políticas e gestão em segurança pública e justiça. O GEASPJ pretende estudar e analisar os esforços realizados pelo poder público para solucionar os problemas de segurança pública e justiça do Estado do Ceará. Nesse contexto, procura-se entender a atuação dos diversos atores sociais envolvidos, realizando a ligação dos problemas do sistema prisional e socioeducativo, como consequências das adversidades enfrentadas pela segurança pública e justiça.
Docente responsável: Julio Alfredo Racchumi Romero
- #Na Rede com Direitos
- Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família – NEGIF
Desenvolver atividades de extensão relacionadas às temáticas: Direitos Humanos, Mulher e violência, Gênero e Juventude, Gênero e Educação envolvendo a formação dos/das estudantes universitários e do ensino médio, mulheres do campo e da cidade para contribuir para mudança de relações de gênero nos espaços em que se encontram o público alvo.Assessorar movimentos sociais organizados, sindicatos, entidades governamentais e não governamentais em assuntos relacionados aos temas Direitos Humanos, Gênero e Juventude. Formar estudantes de Graduação e Pós-Graduação através de Grupo de Estudo sobre Direitos Humanos, Gênero e Juventude.
- Observatório de Políticas Públicas
O Observatório de Políticas Públicas é um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará, compreendendo várias áreas do conhecimento, com a participação de professores, alunos e funcionários, nos diversos Centros, Faculdades e cursos de pós-graduação, como também com entidades governamentais, não governamentais, entidades da sociedade civil e o público em geral. A articulação e a integração acadêmica e institucional são efetivadas por meio de estudos, análises, projetos de pesquisa, dissertações e relatórios realizados a partir da produção dos participantes, das entidades envolvidas e dos planos de trabalho das unidades acadêmicas. Debates, discussões, reuniões e eventos sistemáticos são realizados, como também a produção de artigos e publicações. Por tudo isso, se torna evidente a relevância acadêmica e social das ações desenvolvidas pelo Observatório, que tem como público alvo a sociedade cearense em geral e cujos resultados esperados são inerentes às suas finalidades que consistem no aprimoramento do processo de planejamento e da concepção e implementação das políticas públicas no Ceará; o estímulo à cultura da avaliação voltada para o controle social na implementação das políticas públicas e na aplicação dos recursos públicos; a construção de uma esfera pública para o debate e a participação relacionados à problemática social e econômica, envolvendo a universidade, a sociedade e o poder público; e, enfim, a melhoria das condições de vida da população cearense.
Docente responsável: Fernando José Pires de Sousa
- PET-Saúde/GraduaSUS: integrando saberes e práticas na UFRN e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal-RN).
O projeto em questão foi aprovado em edital do Ministério da Saúde/Ministério da Educação, com a concessão de 50 bolsas (tutores, preceptores e monitores). Tem por objetivo potencializar atividades interdisciplinares e multiprofissionais, fortalecendo a interação ensino-serviço na formação em nível de graduação dos cursos da área de saúde. Tem destaque particular na implementação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e no reforço às atividades na Rede de Atenção à Saúde, em especial, no âmbito da Atenção Primária.
Docente responsável: Eliana Costa Guerra
- SMD LAB
SMD LAB – Laboratório Experimental de Jogos, Comunicação e Audiovisual do SMD é uma proposta de produzir de forma articulada, com professores e estudantes do curso Sistemas e Mídias Digitais, conteúdos multimídia inovadores que tratem de temas variados e favoreçam a experimentação de linguagens e formatos.
Docente responsável: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Territórios
- FEAAC e DEINTER Sustentáveis
O Feaac e Deinter Sustentáveis desenvolve atividades que visam à difusão de conhecimentos e práticas sustentáveis na universidade, por meio de projetos que promovam a vinculação de ações extensionistas à pesquisa e ao ensino de temas econômico-ecológicos relevantes. Surge com objetivos precípuos de manutenção e expansão dos projetos que trabalham para a construção de experiências solidárias de produção desenvolvidas com base no planejamento econômico/ambiental participativo, com a realização de ações de educação e gestão ambiental na FEAAC e no Deinter (CCA), também em apoio às atividades da Divisão de Gestão Ambiental da UFC (onde se encontra localizado o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos – PROGERE/UFC), com ênfase na construção colaborativa do Plano de Logística Sustentável da instituição e a elaboração de indicadores de sustentabilidade para a universidade. O FEAAC e Deinter Sustentáveis mantém um projeto permanente que visa amenizar impactos da má utilização dos recursos dentro da universidade, ligados ao cuidado ao meio ambiente. Então, a coleta seletiva de papel e a mensuração da pegada ecológica são exemplos de ações mantidas pelo projeto, em parceria com outro projeto de extensão, denominado GEPEA – Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Economia e Meio Ambiente. Dessa forma, as atividades desenvolvidas pelo Feaac e Deinter Sustentáveis estão interligadas de modo a fomentar continuamente o debate socioambiental na academia, bem como a produção de conhecimentos para a construção econômico-solidária, tendo em vista a necessidade premente de conscientização acerca da urgência por mudanças no modelo econômico vigente, que incentiva o consumo desordenado dos recursos naturais e intensifica a degradação social e ambiental, inclusive no âmbito institucional.
Docente responsável: Gil Célio de Castro Cardoso
- Grupo de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente – GEPEA
O Grupo de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente (GEPEA) desenvolve atividades que visam à difusão de conhecimentos e práticas sustentáveis na universidade, por meio de projetos que promovam a vinculação de ações extensionistas à pesquisa e ao ensino de temas econômico-ecológicos relevantes.
Docente responsável: Gil Célio de Castro Cardoso
- Grupo de Extensão em Economia Solidária – GESOL
O Grupo de Extensão em Economia Solidária – GESOL é um grupo interdisciplinar da Universidade Federal do Ceará constituído para desenvolver ações de extensão, no campo e na cidade,destinadas a atender demandas de empreendimentos econômicos solidários (EES), a partir de atividade integrada ao ensino e à pesquisa no campo da Economia Solidária. A produção de conhecimentos e ações realizada junto aos EES tem por objetivo potencializar o desempenho e o planejamento autogestionário da produção, comercialização e dos processos financeiros, tendo em vista a ampliação da viabilidade econômica dos mesmos.
Docente responsável: André Vasconcelos Ferreira
- Intercampi Literário
- Programa de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente (PROGEPA)