Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas

Área do conteúdo

Projetos de Extensão

Linha de Pesquisa: Desenho de Políticas Públicas 

  • Biblioteca de Políticas Públicas, História e Literatura

A Biblioteca de Políticas Públicas, História e Literatura é um projeto inovador que promove o encantamento das pessoas pela leitura e desta forma busca instigar o pensamento crítico e propositivo, principalmente a respeito de assuntos relacionados a políticas públicas.

Docente responsável: Fernando José Pires de Sousa

  • Cine Viès – Mundo do Trabalho Contemporâneo

O Projeto Cine Viès – é um complemento extracurricular para o curso de Ciências Econômicas. Ao mesmo tempo, servirá de instrumento para elevar a consciência dos trabalhadores e estudantes junto à sociedade civil. Com documentários, filmes e vídeos podemos visitar outros lugares, viver outras experiências e conhecer outras culturas no âmbito laboral. É um espaço para estarmos de frente com o mundo exterior fora do eu. Buscamos potencializar a construção de sujeitos críticos que compartilhem e aprimorem seus conhecimentos e emoções.

Docente responsável: Júlio Ramon Teles da Ponte

  • Células de estudos e de pesquisas como metodologias de extensão universitária

O Projeto Células de Estudos e de Pesquisas como Metodologias de Extensão Universitária? tem a pretensão de orientar estudantes do Centro Ciências Agrárias e de outras instituições, participantes do Projeto, para a realização de pesquisas acadêmicas, formar células de estudo, planejar, elaborar e ministrar cursos de extensão. Dentre os objetivos de uma Universidade tem-se a produção e divulgação de conhecimento, assim o referido Projeto vem contribuir para difundir a prática da pesquisa entre os acadêmicos. Além do apoio à formulação de projetos de pesquisa e de produção de artigos científicos, o Projeto inova ao prever a constituição de células de pesquisa, para a produção acadêmica e para a extensão nos diversos cursos do Centro de Ciências Agrárias e de outras IES.

Docente responsável: Francisca Silvania de Sousa Monte

  • Educação e as transformações multifacetadas do século XXI: desafios presentes e futuros

O projeto relaciona-se com um conjunto de temas a serem abordados no Evento sobre Transformações educacionais no processo de determinação de políticas educacionais na gestão educacional com foco na gestão escolar e no Projeto Político-Pedagógico. Trata de debater as relações intrínsecas entre educação e sociedade, caracterizando os paradigmas que têm dado sustentação às práticas pedagógicas vigentes nas instituições de ensino. Analisa as exigências e desafios a serem enfrentados pela educação e por suas instituições na sociedade contemporânea, analisando o avanço das forças produtivas, o conhecimento científico-ténico que são pontos estratégicos para o desenvolvimento econômico, político e social. Repensa s educação e as transformações na sociedade globalizada a partir de uma visão crítica da realidade.

Docente responsável: Elione Maria Nogueira Diógenes

  • Grupo de Estudo Avaliação de Ações Humanitárias

A proposta do grupo de estudo Avaliação de Ações Humanitárias apresenta três aspectos estruturantes: o primeiro, se direciona a discutir o setor humanitário como campo de atuação para profissionais avaliadores, no qual se considera necessário compreender a prática avaliativa neste campo e agregar novos horizontes teóricos-metodológicos que possam subsidiar a construção de desenhos de avaliação com potencial de serem aplicados em contextos humanitários, respeitando as especificidades do setor humanitário. O segundo aspecto estruturante da formação considera que a participação constitui um elemento primordial, partindo do compromisso humanitário de fomentar que ?comunidades e pessoas afetadas por crises humanitárias conheçam os seus direitos e prerrogativas, tenham acesso a informações e participem nas decisões que lhes afetam? (CHS Alliance, Group URD e o Projeto Esfera, 2014). O terceiro aspecto estruturante considera a importância de fomentar o intercâmbio de saberes e experiências entre acadêmicos que estudam a temática e profissionais que atuam nos mais diversos contextos humanitários, em especial os que atuam na América Latina. Espera-se, com isso, qualificar, por meio de estudos orientados, o público-alvo e publicar os resultados alcançados (seminário final, artigos, participação em eventos).

Docente responsável: Alcides Fernando Gussi

  • Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP)

Programa de Extensão de caráter permanente que se constitui em um espaço para a formação de ambientes de estudo e disseminação de conhecimento científico sobre as políticas públicas no âmbito de sua formulação, gestão, acompanhamento e avaliação, com a finalidade de instrumentalizar a análise de políticas públicas e possibilitar a produção e publicação de textos científicos sobre o tema. O Laboratório se constitui em um ambiente para discussão de temáticas referente às políticas públicas, através realização de pesquisas, da promoção de encontros, seminários, palestras, oficinas e cursos de extensão, para a atualização de estudantes e profissionais que trabalhem com estas temáticas; e, também presta assessoria e consultoria a instituições, grupos e movimentos sociais que lidam com a temática das políticas públicas, possibilitando o controle social das referidas políticas.

Docente responsável: Francisca Silvania de Sousa Monte

  • Leitura e Produção de Artigos Científicos

O Curso de Extensão intitulado Leitura e Produção de Artigos Científicos  é uma proposta direcionada à estudantes de pós-graduação stricto sensu interessados em pesquisar e produzir artigos científicos sobre temas relevantes para a educação brasileira. É uma iniciativa do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Políticas Sociais e Educação Brasileira ? GEPE do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas ? PPGE-CEDU-UFAL.  O projeto pretende fomentar a discussão e a produção de artigos científicos a partir da análise dos mesmos, mobilizando saberes para a construção e posterior publicação coletiva de artigos científicos em revistas avaliadas pela CAPES.

Docente responsável: Elione Maria Nogueira Diógenes

  • Núcleo de Apoio à Gestão Pública (NAGEP)

O Núcleo de Apoio à Gestão Pública (NAGEP) é uma ação de Extensão ligada ao Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua na Esfera Pública dos Territórios e tem seu foco na resolução de Problemas Públicos por meio do aprimoramento das atividades ligadas à gestão pública, à governança e à promoção da sustentabilidade.

Docente responsável: Suely Salgueiro Chacon

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Mudanças Sociais

  • Diálogos com jovens no Ensino Médio sobre Participação e Cidadania.
As atividades serão desenvolvidas no período de um ano. Inicialmente será formado um grupo de estudos sobre a temática principal juventudes e escola. Os autores de referência que irão respaldar o estudo são Vygotsky e Freire. A prática de oficinas e a utilização de recursos expressivos também será alvo de aprofundamento teórico e prático. Observações em escolas estão previstas para definir nosso campo específico de atuação. Em resumo, a nossa meta primordial será facilitar a expressão da fala dos jovens na escola através da construção de espaços criativos e dialógicos. Ressaltamos que a oficina de criatividade utilizada tem como pressupostos o diálogo e a participação ativa dos envolvidos, favorecendo o desenvolvimento das potencialidades dos jovens. Com relação ao contexto escolar, torna-se imprescindível que o educando, sendo criança ou jovem, possa ser reconhecido em sua especificidade. Além disso, a possibilidade do direito à fala deve ser um caminho real e permanentemente vivenciado nesse ambiente.
Docente responsável: Verônica Salgueiro do Nascimento
  • Grupo de Estudos e Ações de extensão de Políticas de Segurança Pública e Justiça (GEASPJ)

O grupo de pesquisa, estudos e ação de políticas de Segurança Pública e Justiça (GEASPJ), procura contribuir e aportar com reflexões e ações sobre os estudos das políticas e gestão em segurança pública e justiça. O GEASPJ pretende estudar e analisar os esforços realizados pelo poder público para solucionar os problemas de segurança pública e justiça do Estado do Ceará. Nesse contexto, procura-se entender a atuação dos diversos atores sociais envolvidos, realizando a ligação dos problemas do sistema prisional e socioeducativo, como consequências das adversidades enfrentadas pela segurança pública e justiça.

Docente responsável: Julio Alfredo Racchumi Romero

  • #Na Rede com Direitos
A presente proposta – #NaRedeComDireitos – foi formulada tomando como ponto de partida o entendimento de que é necessário produzir conteúdos audiovisuais que tratem da defesa e da promoção dos direitos de crianças e jovens para ampla circulação pela internet, visto que há grande desconhecimento sobre o tema, assim como a intensificação da circulação de discursos de ódio na web. Nesse sentido o projeto de extensão propõe, ainda, articular ações de produção de conteúdos e de formação sobre os direitos das crianças e jovens no CCBJ, em especial os estudantes dos cursos de audiovisual daquele Centro, e também integrantes da Equipe de Comunicação envolvida com os projetos lá desenvolvidos. A expectativa é que, sensibilizados pela temática, os jovens do CCBJ possam produzir e/ou colaborar com a produção de vídeos e outros materiais de comunicação que promovam os direitos de crianças e adolescentes para veiculação nas redes sociais e emissoras públicas de televisão, quando possível. Destaca-se que o projeto está alinhado à missão do Instituto UFC Virtual no sentido de ser uma iniciativa que propõe a realização de “práticas educativas inovadoras, na perspectiva de uma educação em rede, compreendendo a formação humana como um processo reflexivo e contínuo”. A ação de extensão será acompanhada pelos pesquisadores do LabGRIM (Laboratório de Pesquisa das Relações da Infância Juventude e Mídia), fundado há 15 anos, no sentido de produzir materiais de comunicação de qualidade, adequados à disseminação na web, tais como cards, gifs, vídeos etc. O projeto ora apresentado também firmou parceria interna na UFC com o Vieses – Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação – que atua no mesmo território do Bom jardim, sob a coordenação do Professor João Paulo Barros, da Psicologia, com vistas a atender demandas comunicacionais para atuação daquele grupo. Caso a experiência seja bem-sucedida, esta poderá ser uma linha de expansão do projeto, atendendo a outras demandas de projetos extensionistas da UFC que atuem com linhas similares no campo da proteção e da promoção dos direitos de crianças e jovens.
Docente responsável: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante
  • Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família – NEGIF

Desenvolver atividades de extensão relacionadas às temáticas: Direitos Humanos, Mulher e violência, Gênero e Juventude, Gênero e Educação envolvendo a formação dos/das estudantes universitários e do ensino médio, mulheres do campo e da cidade para contribuir para mudança de relações de gênero nos espaços em que se encontram o público alvo.Assessorar movimentos sociais organizados, sindicatos, entidades governamentais e não governamentais em assuntos relacionados aos temas Direitos Humanos, Gênero e Juventude. Formar estudantes de Graduação e Pós-Graduação através de Grupo de Estudo sobre Direitos Humanos, Gênero e Juventude.

  • Observatório de Políticas Públicas

O Observatório de Políticas Públicas é um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará, compreendendo várias áreas do conhecimento, com a participação de professores, alunos e funcionários, nos diversos Centros, Faculdades e cursos de pós-graduação, como também com entidades governamentais, não governamentais, entidades da sociedade civil e o público em geral. A articulação e a integração acadêmica e institucional são efetivadas por meio de estudos, análises, projetos de pesquisa, dissertações e relatórios realizados a partir da produção dos participantes, das entidades envolvidas e dos planos de trabalho das unidades acadêmicas. Debates, discussões, reuniões e eventos sistemáticos são realizados, como também a produção de artigos e publicações. Por tudo isso, se torna evidente a relevância acadêmica e social das ações desenvolvidas pelo Observatório, que tem como público alvo a sociedade cearense em geral e cujos resultados esperados são inerentes às suas finalidades que consistem no aprimoramento do processo de planejamento e da concepção e implementação das políticas públicas no Ceará; o estímulo à cultura da avaliação voltada para o controle social na implementação das políticas públicas e na aplicação dos recursos públicos; a construção de uma esfera pública para o debate e a participação relacionados à problemática social e econômica, envolvendo a universidade, a sociedade e o poder público; e, enfim, a melhoria das condições de vida da população cearense.

Docente responsável: Fernando José Pires de Sousa

  • PET-Saúde/GraduaSUS: integrando saberes e práticas na UFRN e Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal-RN).

O projeto em questão foi aprovado em edital do Ministério da Saúde/Ministério da Educação, com a concessão de 50 bolsas (tutores, preceptores e monitores). Tem por objetivo potencializar atividades interdisciplinares e multiprofissionais, fortalecendo a interação ensino-serviço na formação em nível de graduação dos cursos da área de saúde. Tem destaque particular na implementação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais e no reforço às atividades na Rede de Atenção à Saúde, em especial, no âmbito da Atenção Primária.

Docente responsável: Eliana Costa Guerra

  • SMD LAB

SMD LAB – Laboratório Experimental de Jogos, Comunicação e Audiovisual do SMD é uma proposta de produzir de forma articulada, com professores e estudantes do curso Sistemas e Mídias Digitais, conteúdos multimídia inovadores que tratem de temas variados e favoreçam a experimentação de linguagens e formatos.

Docente responsável: Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Territórios 

  • FEAAC e DEINTER Sustentáveis

O Feaac e Deinter Sustentáveis desenvolve atividades que visam à difusão de conhecimentos e práticas sustentáveis na universidade, por meio de projetos que promovam a vinculação de ações extensionistas à pesquisa e ao ensino de temas econômico-ecológicos relevantes. Surge com objetivos precípuos de manutenção e expansão dos projetos que trabalham para a construção de experiências solidárias de produção desenvolvidas com base no planejamento econômico/ambiental participativo, com a realização de ações de educação e gestão ambiental na FEAAC e no Deinter (CCA), também em apoio às atividades da Divisão de Gestão Ambiental da UFC (onde se encontra localizado o Programa de Gestão de Resíduos Sólidos – PROGERE/UFC), com ênfase na construção colaborativa do Plano de Logística Sustentável da instituição e a elaboração de indicadores de sustentabilidade para a universidade.   O FEAAC e Deinter Sustentáveis mantém um projeto permanente que visa amenizar impactos da má utilização dos recursos dentro da universidade, ligados ao cuidado ao meio ambiente. Então, a coleta seletiva de papel e a mensuração da pegada ecológica são exemplos de ações mantidas pelo projeto, em parceria com outro projeto de extensão, denominado GEPEA – Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Economia e Meio Ambiente.   Dessa forma, as atividades desenvolvidas pelo Feaac e Deinter Sustentáveis estão interligadas de modo a fomentar continuamente o debate socioambiental na academia, bem como a produção de conhecimentos para a construção econômico-solidária, tendo em vista a necessidade premente de conscientização acerca da urgência por mudanças no modelo econômico vigente, que incentiva o consumo desordenado dos recursos naturais e  intensifica a degradação social e ambiental, inclusive no âmbito institucional.

Docente responsável: Gil Célio de Castro Cardoso

  • Grupo de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente – GEPEA

O Grupo de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente (GEPEA) desenvolve atividades que visam à difusão de conhecimentos e práticas sustentáveis na universidade, por meio de projetos que promovam a vinculação de ações extensionistas à pesquisa e ao ensino de temas econômico-ecológicos relevantes.

Docente responsável: Gil Célio de Castro Cardoso

  • Grupo de Extensão em Economia Solidária – GESOL

O Grupo de Extensão em Economia Solidária – GESOL é um grupo interdisciplinar da Universidade Federal do Ceará constituído para desenvolver ações de extensão, no campo e na cidade,destinadas a atender demandas de empreendimentos econômicos solidários (EES), a partir de atividade integrada ao ensino e à pesquisa no campo da Economia Solidária. A produção de conhecimentos e ações realizada junto aos EES tem por objetivo potencializar o desempenho e o planejamento autogestionário da produção, comercialização e dos processos financeiros, tendo em vista a ampliação da viabilidade econômica dos mesmos.

Docente responsável: André Vasconcelos Ferreira

  • Intercampi Literário
Para o Observatório de Políticas Públicas, a implementação do intercampi literário é uma maneira de alcançar a sociedade por meio do seu acesso à leitura em um ambiente diferente das bibliotecas tradicionais, uma vez que a comunidade que utiliza o transporte coletivo pode usufruir da disponibilidade de uma boa quantidade de livros e revistas sem qualquer custo e sem carência para entrega. Dessa forma, além da comunidade acadêmica – alunos, funcionários e professores – abre-se o ambiente universitário para a comunidade externa, ao proporcionar a formação e articulação de novos espaços que valorizem e estimulem a leitura, o saber, a curiosidade e a criatividade dos que se envolverem com os serviços disponibilizados pelo intercampi literário. Assim, tem como objetivo geral fomentar a pratica da leitura voltadas para as comunidades acadêmica e dos entornos da Universidade. O intercampi literário tem como finalidade oferecer um acervo diversificado sobre políticas públicas e também sobre história e literatura, com obras em português e também em outros idiomas, como em francês, espanhol e inglês, sem nenhum custo para o usuário. Assim, pretende-se promover a leitura e a construção do conhecimento de forma democrática e de fácil apreensão, como também possibilitar a avaliação participativa e o controle social das políticas públicas.
Docente responsável: Fernando José Pires de Sousa
  • Programa de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente (PROGEPA)
O Programa de Extensão e Pesquisa em Economia e Meio Ambiente (PROGEPA) desenvolve atividades que visam à difusão de conhecimentos e práticas sustentáveis, por meio de projetos que promovam a vinculação de ações extensionistas à pesquisa e ao ensino de temas econômico- ecológicos relevantes.
Docente responsável: André Vasconcelos Ferreira
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo