Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas (NUMAPP)
O Núcleo Multidisciplinar de Avaliação de Políticas Públicas – NUMAPP, foi criado, em 04 de Outubro de 2006, pelo Curso de Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará – MAPP/UFC – como um órgão interdisciplinar ligado ao MAPP que tem como metas a implementação de linhas ou de grupos de pesquisa que estejam voltados para o desenvolvimento de metodologias de avaliação de políticas públicas de caráter social adotadas por órgãos públicos, por organizações não-governamentais (ONG’s) ou por organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP’s). As pesquisas realizadas pelo NUMAPP se destinam ao estudo sobre iniciativas de quaisquer grupos organizados da sociedade, organizações formais e informais, saberes instituídos, saberes localizados e outros temas pertinentes ao desenvolvimento das metodologias utilizadas para a avaliação das iniciativas voltadas para o desenvolvimento local e regional em sua relação com todos os saberes disciplinares que tenham algo a contribuir em relação ao desenvolvimento dos objetivos do Núcleo.
Linhas de Pesquisa
- Políticas Públicas e Mudanças Sociais – Estudos sobre a efetividade das políticas públicas federais, estaduais e municipais, na área social, nos espaços urbanos e rurais: infra-estrutura, desenvolvimento local ou regional, saúde, educação, segurança pública e conexões com as iniciativas de instituições não- governamentais.
- Desenho das Políticas Públicas de Caráter Social – Estudos sobre o desenho das políticas públicas no âmbito nacional, regional e local, relativas à cidadania, equidade e inclusão social. Avaliação do impacto na formulação das políticas públicas no Ceará. Estudos e pesquisas visando reformular ou criar novas metodologias para avaliação de políticas públicas.
- Políticas Públicas, Território e Cultura – Estudos sobre políticas públicas voltadas a públicos específicos (jovens, deficientes, velhos, desempregados, mulheres, grupos étnicos). Transformações espaciais e impactos sobre cultura e território: deslocamentos de populações, fragmentação e dispersão de grupos, perdas territoriais e identitárias.