Flávia Mendes de Almeida Collaço

Com formação interdisciplinar, é Professora Visitante no Parque Tecnológico (PARTEC), e na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Formada em Gestão de Políticas Públicas (2012) pela Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP). Mestra e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Energia, do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) também da USP. Na UFC desenvolve pesquisa nos temas de Hidrogênio Verde, Economia Circular, Modelagem de Sistemas de Energia e Justiça Climática no Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC- FEAAC), onde co-lídera dois projetos financiados pelo CNPQ, a saber: “Políticas públicas e respostas corporativas para promoção do desenvolvimento econômico sustentável no HUB do hidrogênio verde com ênfase na economia circular”, (Processo: 409549/2022-3. Período de vigência: dez/2022 até dez/2024); e o projeto “Inputs para monitoramento de políticas públicas climáticas e cenários de transição energética em âmbito subnacional” (Processo: 405954/2022-0. Período de vigência dez/2022 até dez/2026). Também coordena a estruturação de um Open Lab em Energias Renováveis e Sustentabilidade com foco em Hidrogênio Verde no PARTEC-UFC. Realizou pós-doutorado (2021 – 2022) no Instituto de Estudos Avançados (IEA USP) do Centro de Síntese Cidades Globais; com projeto que investigou o nexo entre Mudanças Climáticas, práticas de Corrupção e a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); e no Research Centre for Gas Innovation (RCGI- POLI – USP) com projeto de pesquisa sobre “Cenários de captura de carbono para o Estado de São Paulo através de modelagem integrada” em 2019 -2020. Esteve envolvida em um grande esforço colaborativo interdisciplinar financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) entre 2017-2022, por meio do Projeto Temático FAPESP “Governança Ambiental Frente às Mudanças Climáticas – Macrometrópole Paulista” (Processo: 2015 / 03804-9). Estabeleceu colaborações com equipes internacionais e realizei doutoramento sanduíche em Portugal, com bolsa da CAPES (PDSE), no Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE), da Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade NOVA de Lisboa em 2018, e na Croácia, em Zagreb na Universidade de Engenharia de Zagreb com bolsa da União Europeia (Programa Erasmus Mundus +) em 2017. Suas principais áreas de interesse de pesquisa são: Planejamento Energético, Energias Renováveis, Mudanças Climáticas e Cidades, Políticas Públicas, Planejamento Energético Urbano, Energia descentralizada, Transição Energética, Sustentabilidade e Justiça Socioambiental.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0337493313205988

E-mail: flavia.collaco@ufc.br