MÉTODOS QUALITATIVOS EM PESQUISA CIENTÍFICA: EXPERIÊNCIAS NO CAMPO DA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA VOLTADAS ÀS PESSOAS IDOSAS
Autores: Cidianna Emanuelly Melo do Nascimento; Carla Barbosa Brandão; Anna Clara Melo do Nascimento; José Jackson Coelho Sampaio.
Resumo
Este estudo integra uma pesquisa de doutorado voltada à avaliação de um programa de extensão universitária destinado a pessoas idosas, realizado em uma capital do Nordeste. A pesquisa buscou compreender, a partir das perspectivas de idosos, professores e gestores, como esse programa se alinha à atenção integral ao idoso. O estudo utilizou métodos mistos, combinando revisão de escopo, etnografia e avaliação participativa, com a triangulação de métodos para ampliar a compreensão do impacto do programa. Os resultados destacam a importância da avaliação participativa, que deu voz aos idosos no processo avaliativo, enriquecendo o entendimento sobre as ressignificações do programa a partir das diferentes perspectivas envolvidas. A triangulação metodológica revelou aspectos críticos para a melhoria do programa, como a adequação às necessidades emergentes dos idosos, desafios na implementação e os efeitos da pandemia sobre o desenvolvimento das atividades. O estudo aponta para a necessidade de aprofundar o diálogo acadêmico sobre métodos qualitativos em saúde pública voltados ao envelhecimento, oferecendo direções e perspectivas futuras para pesquisas nessa área.
