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Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas

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Projetos de Pesquisa

Linha de Pesquisa: Desenho de Políticas Públicas

  • Ciência poética

Queremos contribuir para um mundo com experiências mais livres e mais leves, mundo como espaço de criação vital, onde os sentidos para compor e decodificar a palavramundo estejam porosos às sensibilidades plurais dos tempos, das culturas e dos modos singulares; e, não menos importantes, resguardar o espaço do inesperado para que as travessias estésicas que o corpo cigano realiza não cedam ao domínio capturado de um logos sobre a dimensão visceral da vida. Para pensarmos poeticamente as dimensões do corpo sensível, senciente e vivo, como prevenção ao engendramento de muitos outros corpos; expressar a corporificação em poéticas do sensível; e sedimentar a poética como caminho metodológico para a pesquisa em arte, intencionamos ampliar a teoria e o método de feitura somaestética nas feituras ou produções dos pesquisadores-poetas em seus nomadismos de corpos ciganos.

Docente responsável: Francisco Silva Cavalcante Júnior

  • Dicionário Educadores Populares: Memória, História e Lutas

O presente projeto tem como objetivo organizar um dicionário em formato de e-book que contempla verbetes biográficos de educadores populares que atuaram na América Latina e na África, no séculos XX e XXI. Pretende-se com tal ação mapear experiências, projetos de cultura popular e práticas engendradas por esses atores que compuseram o repertório da cultura regional. Para tanto, pretendemos agregar histórias e memórias de diferentes regiões do país, expressos nos programas de pós-graduação aquirepresentados. A exemplo do que foi feito no Dicionário de educadores no Brasil: da Colônia aos dias atuais (2002), e do Dicionário de Educadores Goianos (2018), esse dicionário foi pensado em função da ausência de registros sobre esses personagens que atuaram localmente, mas cujas ações impactaram nos movimentos sociais ou na própria comunidade onde viveram. Pretende- se com esse trabalho documentar pelo menos 100 registros com este fim, sendo possível reconstruir o itinerário da história da educação não-formal no contexto latino americano, fornecendo um retrato de práticas educativas desenvolvidas em micro-contextos.

Docente responsável: Elione Maria Nogueira Diógenes

  • Etnografia da gestão democrática em Alagoas: a garantia de participação dos órgão colegiados.

O presente projeto de pesquisa pretende estudar a política educacional de gestão democrática implantada, em alguns entes federativos, antes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), cujo metodologia é a etnografia (abordagem qualitativa). A ideia é identificar a participação dos órgãos colegiados, suas dificuldades e protagonismo no contexto da gestão democrática.

Docente responsável: Elione Maria Nogueira Diógenes

  • Formação, saberes e práticas na interação ensino-serviços na rede de atenção à saúde de Natal.

O presente projeto de pesquisa pretende estudar a política educacional de gestão democrática implantada, em alguns entes federativos, antes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), cujo metodologia é a etnografia (abordagem qualitativa). A ideia é identificar a participação dos órgãos colegiados, suas dificuldades e protagonismo no contexto da gestão democrática.

Docente responsável: Eliana Costa Guerra

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Mudanças Sociais 

  • Equação Estado/Sociedade Civil no Brasil contemporâneo: uma cartografia dos sujeitos políticos no contexto da crise e das redefinições da segunda década do século XXI.
Trata-se de uma proposta investigativa nacional sobre a contemporaneidade sociopolítica do país com foco na análise da relação fundante Estado-sociedade civil. Busca adentrar nas configurações da sociedade civil, face às redefinições do Estado, submetido à lógica de ajuste, em um contexto de crise. Este projeto constitui uma referência chave nos estudos e pesquisas da Rede Universitária de Pesquisadores da América Latina-RUPAL, vinculada ao Programa de Pós- Graduação em Sociologia e ao Mestrado Profissional de Avaliação em Políticas Públicas ambos da UFC, tendo como uma das marcas de produção acadêmica a interdisciplinariedade, articulando análises da Sociologia Política, da Economia Política, da Educação, da Ciência Política, da Comunicação e do Serviço Social.
Docente responsável: Alba Maria Pinho de Carvalho
  • Gênero, educação e direitos humanos

A naturalização das diferenças vem atravessando todos os campos da sociedade, resultando em hierarquizações, exclusões e violação de direitos fundamentais. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo realizar problematizações sobre as relações de gênero na sociedade brasileira, visando levantar dados e apreender análises que apontem como as mesmas vêm ocorrendo no bojo da Universidade de Fortaleza. O projeto se insere na linha de pesquisa Gênero, cultura e educação do Laboratório de estudos sobre violência contra mulheres, meninas e minorias LEVIM/Unifor.

Docente responsável: Danielle Maia Cruz

  • História e Memória do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família.

Esta pesquisa tem por objetivo compreender a história do NEGIF e seus reflexos no processo educacional e profissional dos/as participantes a partir das memórias de ex-bolsistas e ex-professoras. Para atingir os objetivos da pesquisa escolhemos como abordagem a pesquisa qualitativa, o método utilizado será a História Oral que tem como objetivo a formulação de documentação histórica do NEGIF. Além do levantamento de dados documentais do próprio Núcleo e do acervo das ex-coordenadoras do NEGIF. A participação das mulheres na ciência é resultado de toda uma luta das mulheres e que encontra campo mais fértil quando ocorreu a expansão da comunidade científica e da ciência no Brasil na década de 1970, e a ciência e tecnologia passam a integrar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Nacional. Em três décadas as mulheres se tornaram maioria nos cursos de graduação e de pós-graduação do país. Apesar desse crescimento ainda há poucos estudos e estudiosos dessa temática no Brasil. Na década de 1990 muitos núcleos urgiram nas universidades, um deles foi o Núcleo de Pesquisas sobre Gênero, Idade e Família (NEGIF), em 1997 na Universidade Federal do Ceará, vinculado à Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1999 o NEGIF foi cadastrado como Grupo de Pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Docente responsável: Celecina de Maria Veras Sales

  • Las sociedades civiles en la crisis estatal de America Latina: Perspectivas teóricas y estudios concretos.

Projeto integrante do Programa de Apoyo a Proyectos de Investigación e Innovación Tecnologica – PAPITT – da Universidad Nacional Autónoma de México- UNAM. Trata-se de um programa de investigação latino-americano, liderado pelo Prof. Lúcio Oliver Costilla da UNAM, com pesquisadores(as) do México, Brasil, Guatemala, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Argentina e Uruguai a constituírem uma rede de investigação latino-americana. Este programa de investigação propõe-se estudar e caracterizar à sociedade civil em América Latina, a partir de uma reconstrução teórica em termos de sua concepção e de análises concretas atuais das particularidades de sua dinâmica, em distintas realidades nacionais, envolvendo o estudo de nove casos latino-americanos, relativos aos países integrantes da Rede de Pesquisa. Em época de crise, na vida da sociedade civil, apresentam-se, em diversos níveis e graus, segundo a sociedade concreta, conflitos sociais graves e divergências civilizatórias a serem desvendadas para a compreensão das forças sociais em disputa. Em América Latina, as crises recentes têm mostrado divergências maiores na sociedade e um questionamento social à legitimidade de determinadas instituições e de políticas do Estado, uma vez que a atividade de resistência e oposição da sociedade civil tem enriquecido a consciência de direitos, o perfil autônomo da cidadania moderna e estabelecido um marco de referência de identidade do público. A investigação busca responder questões de caráter teórico-conceitual e questões histórico-empíricas em tempos contemporâneos. Assim, esta pesquisa no âmbito do PAPITT permite tanto um trabalho teórico como um estudo histórico-político concreto das configurações da sociedade civil dos países integrantes da Rede, com destaque para o Brasil.

Docente responsável: Alba Maria Pinho de Carvalho

  • Maternidade, Igualdade de Direitos e Mulheres na Ciência: Reflexões sobre Gênero e Produtividade

O projeto integra pesquisas do Laboratório de Estudos sobre violências contra mulheres, meninas e minorias (LEVIM), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas. Insere-se na linha de pesquisa gênero, direitos humanos e diversidade sexual. O objetivo da pesquisa em andamento é analisar as relações de gênero no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/Unifor), com foco especialmente nos possíveis impactos da maternidade na produtividade científica de mulheres docentes mães, vinculadas ao Curso de Direito da Universidade de Fortaleza. E, nesse sentido, problematizar a noção de democracia frente aos desafios da efetiva igualdade entre homens e mulheres no campo acadêmico.

Docente responsável: Danielle Maia Cruz

  • Plataforma Educação Marco Zero: a questão do gênero e da educação emancipatória para uma nova política pública da educação do Ceará.

Pesquisa realizada em 25 escolas publicas localizadas em 20 municípios do Ceará. Objetivo: Estabelecer a linha de base do Plataforma Educação Marco Zero, relacionada às questões da campanha de sensibilização ao terceiro indicador – percentual de estudantes que reconhecem a necessidade da igualdade de gênero na dinâmica do cotidiano escolar, com base na metodologia CAP.

Docente responsável: Celecina de Maria Veras Sales

  • Práticas de Cuidado, Bem Viver e Políticas Públicas

Formular banco de dados teórico e vivencial sobre experiências de cuidado e Bem Viver na perspectiva da efetivação de Políticas Públicas.

Docente responsável: Verônica Salgueiro do Nascimento

  • Práticas e aprendizagens no cotidiano das mulheres-mães-lideranças do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

O objetivo da pesquisa é compreender como as mulheres-mães-lideranças, que têm filhas militantes, vivenciam o processo educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra-MST, e como ocorre a inserção de suas filhas no Movimento, buscando compreender se nas práticas educativas que envolvem mães e filhas, o público e o privado se misturam. Destaca-se no MST seu caráter pedagógico e formativo que orienta um conjunto de atividades e processos voltados para a participação das mulheres, quando incentiva a rede de solidariedade e cria um projeto que viabiliza a participação das mulheres nos eventos. A pesquisa qualitativa será realizada com mulheres-mães-lideranças militantes, que têm filhas militantes do MST e serão utilizadas entrevistas, observação e diário de campo.

Docente responsável: Celecina de Maria Veras Sales

  • Saúde e trabalho em tempos de contrarreformas: descortinando vida e trabalho de operárias e operários do setor têxtil do Rio Grande do Norte

Esta pesquisa pretende desvendar a realidade das condições de trabalho dos operários da indústria têxtil potiguar, levando em consideração fenômenos como a expansão das facções têxteis pelo interior do Estado e o avanço da terceirização como modalidade de contratação. O objetivo mais geral é chegar aos agravos à saúde do trabalhador e aos acidentes de trabalho decorrentes das mudanças em curso neste setor, tendo em vista a compreensão de que a relação entre trabalho-saúde/doença se processa a partir das relações sociais que se conformam nos mais diversos espaços produtivos (BRASIL, 2001) e de como os homens e mulheres neles se inserem para criar mercadorias. Nessa direção, as condições de saúde podem ser mais ou menos favoráveis para os trabalhadores, a depender das determinações que se fazem sentir nos diversos momentos históricos. Para responder os objetivos propostos serão desenvolvidas várias estratégias metodológicas: o desenho seccional, para conhecer o perfil e a prevalência de agravos a saúde dos trabalhadores das facções que atuam no setor têxtil, bem como os seus processos de trabalho; um estudo em banco de dados secundários nos sítios do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) para investigar os afastamentos do trabalho atribuídos a doenças decorrentes da atividade laboral, e uma análise documental para avaliar os processos tramitados no MPT do Rio Grande do Norte relacionados com empresas do ramo têxtil.

Docente responsável: Eliana Costa Guerra

Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Territórios

  • A ECONOMIA CEARENSE E SUAS MUDANÇAS ESTRUTURAIS: 68 anos de análise histórico-estrutural.

Este projeto compreende dois grandes tópicos: o primeiro analisa o Ceará no contexto das grandes transformações das últimas décadas, abordando inicialmente a evolução política e institucional em âmbito global, para, em seguida, analisá-la no nível do Estado. O segundo trata da evolução das finanças públicas do Ceará, como consequência desse processo e do desempenho da economia no período, destacando o esforço empreendido para equilibrar as contas públicas, gerar poupança e realizar investimentos.

Docente responsável: Fernando José Pires de Sousa

  • Análise da Evolução da Economia Cearense e das Mudanças na sua Estrutura Industrial no contexto Nordestino: 2003-2016.

Esse estudo objetiva analisar teoricamente e empiricamente as repercussões desse quadro na economia brasileira e, em particular, na economia cearense no contexto nordestino, da propalada tendência de “desindustrialização/reprimarização”, como também transformações recentes na estrutura industrial do estado resultantes das políticas adotadas pelos seus últimos governos, no sentido de torná-lo menos vulnerável e dependente em relação às economias nacional e global e imune ao referido processo de desindustrialização. Metodologicamente, além da pesquisa bibliográfica e do aprofundamento teórico do tema em questão, serão utilizados indicadores convencionais, como participação setorial no PIB, Valor da Transformação Industrial e do Pessoal Ocupado, respectivamente, por Classificação de Atividades e Gêneros de Indústrias, discriminados segundo a intensidade tecnológica, em: alta, média alta, média baixa e baixa, segundo critérios definidos pelo IBGE, como também indicadores do comércio exterior e outros que sejam utilizados para avaliar o fenômeno da “desindustrialização/reprimarização” da economia, conforme a base teórica-empírica indicada na literatura especializada.

Docente responsável: Fernando José Pires de Sousa

  • Análise da Evolução da Economia e da Estrutura Industrial do Ceará no contexto Nordestino frente ao fenômeno da Desindustrialização: 1990-2018.

O projeto objetiva analisar teoricamente e empiricamente as repercussões na economia brasileira e, em particular, no contexto nordestino e na economia cearense, da propalada tendência de “desindustrialização/reprimarização”. Assim, para uma maior apreensão desta problemática considerando condicionantes histórico-estruturais do Ceará no contexto nordestino, que demarca profunda desigualdade regional no Brasil, faremos comparações com outros estados da Região sobre este processo inerente a possíveis transformações da estrutura industrial. Busca, portanto, tratar teoricamente de uma pesquisa inédita em se tratando do âmbito da economia do estado, bastante atual e relevante em termos de implicação no seu sistema produtivo e, em consequência, para o mercado de trabalho, geração de emprego e qualidade de vida dos cearenses.

Docente responsável: Fernando José Pires de Sousa

  • As inovações na política econômica regional no Nordeste do Brasil: Instituições, desenvolvimento, sustentabilidade e capital social.

Uma das mais importantes questões relacionadas ao processo de desenvolvimento das nações é, precisamente, identificar quem serão os atores sociais responsáveis pela sua consecução. Ao longo da história, podemos identificar dois grandes atores a se revezarem nessa tarefa: o mercado e o Estado. Na América Latina o Estado assumiu o papel de indutor, o grande organizador do processo de industrialização, conforme constatado por vários autores da corrente institucionalista. Nesse sentido, para os teóricos da economia institucional, como Douglass North (1993), o Estado possui um papel de destaque na determinação do ritmo do desenvolvimento econômico, seja definindo prioridades, alocando recursos ou garantindo os direitos de propriedade. Assim, isto coloca a questão da relação entre Estado e desenvolvimento econômico a partir de um ângulo novo: o do papel do Estado, não apenas como garantidor dos direitos de propriedade que minimizariam custos de transação, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento, mas também como definidor destes direitos. Portanto, segundo os teóricos institucionalistas, isso significaria que a qualidade da atuação institucional do Estado é determinante para o desenvolvimento econômico. Mas concretamente, os institucionalistas afirmam que as relações econômicas estabelecidas apenas entre agentes privados não seriam mais autônomas e suficientes para promover o desenvolvimento sendo, portanto, necessária à intervenção estatal, a partir de suas instituições. Assim, espera-se com esse projeto de investigação, elaborar uma pesquisa estruturada em três grandes eixos temáticos, a saber: o primeiro abordando a nova fase de intervenção do estado no Nordeste (e sua atual institucionalidade, como a PNDR), realizando uma descrição dos programas, fundos de financiamento, e ações implementadas; o segundo que aborda a necessidade de incorporação da sociedade neste processo, com ênfase na construção de canais de participação social e as oportunidades/desafios para sua plena efetivação, elaborando, assim, um mapa que demonstre as interligações dos atores envolvidos na rede de solidariedade existente na área de estudo; e o terceiro que aborda os resultados sócio-econômicos e ambientais desse novo momento de intervenção, como a ocorrência de estratégias de produção mais limpa, de práticas de gestão e inovação ambiental, surgimento de empresas baseadas em recursos endógenos locais, etc. Como resultado desse processo de pesquisa, será preparado três papers, que versará sobre os seguintes temas: 1) descrição dos programas de desenvolvimento implementados na Chapada do Apodi, localizada no Nordeste do Brasil, e suas relações no âmbito das teorias do desenvolvimento e com a economia regional e local; 2) mapeamento dos atores locais envolvidos e/ou impactados com a política de desenvolvimento implementada no território estudado, identificando suas formas de participação; 3) avaliação dos resultados econômicos, sociais, políticos e ambientais das políticas e dos programas aplicados com enfoque participativo.

Docente responsável: Gil Célio de Castro Cardoso

  • Avaliação da influência das Agendas Internacionais para a Sustentabilidade na Construção de Políticas Públicas locais.

A pesquisa busca identificar se há ou não elementos preconizados pelas agendas internacionais para a sustentabilidade no processo de construção e/ou implementação de políticas públicas locais. Especificamente a pesquisa analisa a Agenda 2030 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), das Organizações das Nações Unidas (ONU) e como experiências de planejamento público no Ceará (BR) e na Espanha incorporam ou não o que é preconizado por essa Agenda da ONU. Essa pesquisa começou a ser desenvolvida no estágio pós-doutoral e terá continuidade com a parceria da Universidad Autónoma de Madrid (UAM).

Docente responsável: Suely Salgueiro Chacon

  • Eixo Desenvolvimento Econômico do projeto de PESQUISA E DESENVOLVIMENTO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE META MODELO DE INOVAÇÃO NO VIVA PORANGABUSSU

Docente responsável: André Vasconcelos Ferreira

  • Estratégias e Indicadores para uma Política Urbana de Ecobairros. Uma prospecção crítica sobre o urbanismo sustentável e a institucionalização através da experimentação.

Esta pesquisa busca refletir sobre o sentido e a exequibilidade de uma integração progressiva dos preceitos do urbanismo sustentável nos modos de produção do espaço urbano através de um enfoque específico: a concepção de política urbana para conversão de bairros tradicionais em ecobairros. Examina-se a hipótese de que a escala espacial do bairro traz consigo a convergência de novas expectativas sociais que fundamentam a produção de inovações técnicas ecológicas dando forma a novos procedimentos de planejamento e gestão e a uma nova representação do habitante e usuário cônscios. Embora disponha desse potencial transformador, o bairro apresenta dois fortes obstáculos para desempenhar esse protagonismo: o primeiro seria a dificuldade técnica em torná-lo a unidade espacial de referência para políticas urbanas, devido às divergências entre as lógicas cartográficas setoriais dos diferentes serviços urbanos; o segundo, seria o desafio político-econômico da emergência e legitimidade de novos atores e lideranças locais em face ao reconhecimento desta instância territorial.

Docente responsável: José Almir Farias Filho

  • Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável (LEADERS)

O LEADERS é um grupo de pesquisa de caráter interdisciplinar ligado ao Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC). Abriga projetos de pesquisa e de extensão envolvendo suas linhas de pesquisa: Mudanças Climáticas; Economia Ecológica; Educação para a Sustentabilidade; Sociedade, Gestão e Políticas Públicas. Está registrado como grupo de pesquisa no diretório do CNPq e como projeto permanente de pesquisa e de extensão na UFC. Nasceu em fevereiro de 2010 no então Campus da UFC no Cariri, e se chamava Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido. Vem promovendo diversas pesquisas, intercâmbios, treinamentos e eventos científicos, se consolidando como grupo de pesquisa na região e no Brasil. Em novembro de 2010, os esforços da equipe do LEADERS lograram a aprovação pela CAPES do Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Regional Sustentável. Em 2013, com a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), todas as atividades do Campus da UFC no Cariri foram transferidas para a UFCA, inclusive o LEADERS. Em 2016, com a redistribuição das Líderes do Grupo para a UFC, o grupo se desliga da UFCA e volta à UFC. Nesse retorno à UFC, o grupo muda seu nome para Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional Sustentável, mantendo a mesma sigla.

Docente responsável: Suely Salgueiro Chacon

  • Neoextrativismo e altenativas de desenvolvimento: uma análise da América Latina com ênfase no Brasil.

A consolidação do novo padrão exportador de especialização produtiva (Neoextrativismo)ocorre como o fim do modelo industrial vigente nas principais economias da América Latina entre a década de 1940 e meados de 1970.Um traço distintivo desse novo padrão está relacionado com a forte especialização da produção e da base exportadora em commodities agrícolas e metálicas assim como produtos industriais de baixo valor agregado de origem local ou de maquiladoras. Faz parte da natureza do Neoextrativismo a perda de poder aquisitivo dos assalariados na dinâmica do mercado interno assim como a precarização das condições de trabalho e de vida da maioria da população.No caso específico do Brasil, o duplo processo de reprimarização/desindustrialização da economia confirma a tese da constituição de um novo padrão exportador de especialização produtiva que marca o fim do modelo industrial que prevaleceu no regime de acumulação substitutivo de importações. Nesse novo momento, observa-se uma destruição importante de indústrias ou então seu reposicionamento no projeto geral, processos que foram caracterizados como de desindustrialização. A ausência de um mercado interno dinâmico,combinado à redefinição das estratégias das multinacionais, em uma lógica de financeirização das empresas, foi determinante para a consolidação desse duplo movimento de reprimarização/desindustrialização na economia brasileira.

Docente responsável: Carlos Américo Leite Moreira

  • O Urbanismo Ecológico na Cidade Brasileira. Uma prospecção crítica sobre a prática, os limites e os desafios.

Esta pesquisa tem por objetivo desenvolver uma prospecção crítica sobre a prática, os limites e os desafios do urbanismo ecológico na realidade urbana brasileira. A escolha desse tema se inscreve em razão dos poucos estudos existentes que tratam de avaliar a aplicação dos preceitos, procedimentos e ações que visam a cidade sustentável. Isto significa dizer que, em nosso entendimento, há um vácuo de conhecimento relativo aos impasses e desafios das proposições eco-sustentáveis em relação ao tema das políticas públicas urbanas. Como hipótese de partida, consideramos que, no Brasil, a prática do urbanismo ecológico sofre uma oposição resultante da convergência entre um déficit de ambição política e o arcaísmo das estruturas organizacionais dedicadas ao planejamento e gestão da cidade. Isso se deve ao fato de que o projeto histórico institucional (técnico-normativo) da questão urbano-ambiental, ou seja, os dispositivos de observação e de ação historicamente constituídos pelas administrações públicas, dificulta a exposição e aplicação prática do urbanismo ecológico em toda a sua complexidade. Exemplo disso, seria a dificuldade de se questionar a relação entre as escalas espacial e temporal na apreensão das desigualdades ambientais, especialmente para melhor encadear as questões sociais e ambientais na ação urbana. Ao considerar tal objeto de estudo, esta pesquisa pretende demonstrar que apesar de sua relevância prático-teórica para a sustentabilidade urbana, o urbanismo ecológico não tem conseguido, pelo menos por enquanto, oferecer alternativas consistentes para as disfunções constatadas no sistema tradicional de planejamento e gestão da cidade, resultantes do descompasso entre a concepção dos dispositivos técnicos e sua aplicação pelas práticas profissionais e sociais. O urbanismo ecológico corre, inclusive, o risco de, caso venha tornar-se um modelo hegemônico, vir a renovar o velho aparelho produtivo urbano, sua autoridade e mesmo os fundamentos ideológicos de seu poder. O estudo de caso será útil para a identificação de aspectos fundamentais relacionados à questão, sendo selecionadas para análise duas capitais brasileiras: São Paulo e Fortaleza. Essas cidades apresentam níveis diferenciados de desenvolvimento urbano e ambiental e se caracterizam por situações distintas tanto em relação à sua posição na hierarquia da rede urbana, quanto aos processos de estruturação urbana ou aos tipos e escalas de impactos ambientais.

Docente responsável: José Almir Farias Filho

  • Políticas públicas e intervenção urbana no bairro Praia de Iracema: Dimensões sociais e políticas do processo de requalificação.
O projeto tem como objetivo principal mapear e avaliar políticas públicas de intervenção urbana no bairro Praia de Iracema. Identificar e analisar informações dessas políticas e os indicadores demográficos, econômicos, culturais e ambientais da população que coexistem no espaço onde as políticas são executadas. Nesse sentido, cientes de que as políticas públicas de saúde, educação, cultura, habitação, patrimônio ou assistência social, devem ser analisadas nas tomadas de decisão para a execução de projetos de intervenção urbana, pois são essas políticas que contribuem para definir o cidadão que habita, visita e transforma, espacial e simbolicamente a cidade. Iremos elaborar também um mapeamento e avaliação dessas políticas nesse espaço da cidade de Fortaleza.
Docente responsável: Roselane Gomes Bezerra
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